- Por: Gabriela Parron
- Leitura: 11 minutos

A compulsão alimentar é um transtorno psicológico que pode iniciar devido a crises de ansiedade, problemas hormonais, dietas muito restritivas ou uma grande perda, por exemplo. Em geral, situações desestabilizadoras que fazem com que a pessoa sinta a necessidade de comer em grande quantidade e em um curto intervalo de tempo, mesmo sem a presença de fome.
Todos esses fatores citados acima podem resultar no ganho de peso e no desenvolvimento de outros transtornos alimentares e psicológicos.
Big numbers sobre obesidade e sobrepeso no Brasil
É considerado como excesso de peso o índice de massa corporal (IMC) maior do que 25. A pessoa obesa tem IMC maior do que 30. O IMC é calculado pelo peso em quilograma dividido pelo quadrado da altura em metro.
Estudos de 2019 mostravam que, uma em cada quatro pessoas acima de 18 anos estava obesa no Brasil. Este total equivale a 41 milhões de brasileiros. Já o excesso de peso, segundo a pesquisa, atinge 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de brasileiros. Destes, 62,6% são mulheres e 57,5% são homens.
Compreendendo o apoio psicológico no tratamento da obesidade
As pessoas com obesidade e transtorno alimentar compulsivo podem ter sofrido assédio na infância ou ter traumas infantis, pensamentos negativos sobre si, desprezo por seus corpos, relacionamentos problemáticos com os pais ou dificuldades sociais. A necessidade de mudanças de hábitos também é uma dificuldade enfrentada por pessoas com obesidade ou sobrepeso.
O apoio psicológico, ou seja, o acompanhamento com profissionais (psicólogos) tem uma participação importante no tratamento da obesidade e sobrepeso, identificando e tratando os estímulos que levam à ingestão excessiva de alimentos.
Programa Abrace-me: o cuidado que todo paciente merece
Através do Programa Abrace-me é possível conectar o paciente a uma mudança no estilo de vida sem que ele pague nada a mais por isso. Dentre diversos tratamentos que vão além do medicamento, o da obesidade também faz parte deste Programa!
Além de diversos cuidados sem custos adicionais, o paciente que faz parte do Programa Abrace-me tem direito ao apoio psicológico durante o tratamento da obesidade ou sobrepeso. Mas, lembrete importante: O MÉDICO DEVE SER SEMPRE CONSULTADO. FALE COM O SEU MÉDICO SOBRE O PROGRAMA ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO.
Conheça nosso programa: https://bit.ly/3tpTial
Fonte: Compulsão alimentar: o que é, sintomas e tratamento, Tua Saúde; A terapia psicossocial em grupo se mostra promissora para quem come compulsivamente, Medscape; Pesquisa do IBGE mostra aumento da obesidade entre adultos, Gov.br; A importância do psicólogo no tratamento da obesidade, Núcleo de-stress.

Gabriela Parron
Content Creator and Growth Hacker